Perseverance: novo rover da NASA pousa em Marte; “selfies no planeta” celebram conquista
03
Quase sete meses depois de seu lançamento, ocorrido em julho de 2020, o rover Perseverance da NASA e o drone Ingenuity finalmente pousaram com sucesso na superfície de Marte. Elementos principais na missão Mars 2020, os novos equipamentos da filial espacial setentrião-americana deverão explorar mais a fundo diversas características do planeta vermelho pelos próximos 14 anos, tempo previsto para que seu reator de Plutônio deixe de produzir vigor.
A chegada do Perseverance e do Ingenuity a Marte marcam uma novidade lanço na história de exploração espacial, e aproximam da veras os ambiciosos projetos das agências espaciais de todo o mundo de colonizar o “vizinho” da Terreno. Com tamanha responsabilidade, os momentos de ingressão, descida e pouso (Entry, Descent, Landing da sigla em Inglês EDL) foram conhecidos porquê os “7 Minutos de Terror”, mas felizmente tiveram um final feliz.
7 Minutos de Terror
Lanço mais delicada da missão, a EDL do Perseverance foi realizada de maneira completamente automática, sem a possibilidade de engenheiros da NASA assumirem o comando, considerando o detido de 11 minutos e 30 segundos que havia nas comunicações de rádio entre a Terreno e Marte em decorrência da intervalo. O processo começou às 17h38 no horário de Brasília e consistiu em seis etapas:
- 17h38: Separação de motores, painéis solares e hardware de informação de rádio, utilizados durante o trajeto até Marte
- 17h48: Ingressão na atmosfera de Marte a 20.000 km/h
- 17h52: Desaceleração para 1.512 km/h e brecha do paraquedas a respeito de 11.000 metros de fundura
- 17h53: Separação do escudo térmico e início da sequência TRN a uma fundura de murado de 9.000 metros
- 17h54: Separação dos paraquedas e ignição de motores de frenagem a uma profundeza de muro de 2.100 metros
- 17h55: Manobra e pouso do Skycrane, ponto em que o Perseverance estará totalmente operacional
Apesar de angustiantes, os “7 Minutos de Terror” resultaram em sucesso, comemorado pela NASA de uma maneira bastante criativa com o lançamento de um photo booth virtual para que qualquer pessoal pudesse tirar sua “selfie em Marte”.
Selfies em Marte
Com o pouso do Perseverance, as redes sociais foram inundadas com fotos de pessoas que tiraram “selfies em Marte”. As fotografias são resultado do Mars Photo Booth, site desenvolvido pela própria NASA para que interessados enviem fotos que serão recortadas e inseridas em planos de fundo baseados no planeta vermelho, na missão Mars 2020 e no rover. Confira algumas das fotos de...
cosmólogas e jornalistas especializadas na dimensão:
This virtual Mars photo booth is way too much fun https://t.co/PbQ9b4t6qp pic.twitter.com/3Rk9q1bOLp
— Katie Mack (@AstroKatie) February 18, 2021
Hahahaha omg this NASA virtual photo boothhttps://t.co/5xyawHO3kE pic.twitter.com/AvLZDFU8YZ
— Erin Biba (@erinbiba) February 18, 2021
Had the perfect photo of me (from @NASAInSight’s clean room) to insert on this @NASAPersevere photobooth background. #CountdownToMars @NASAMars #NASA pic.twitter.com/emofsb3rtm
— Laura Keeney 🔮🖖🏀 (@LauraKeeney) February 18, 2021
Apesar de o pouso do Perseverance já ter ocorrido, o photo booth virtual da NASA segue no ar, podendo ser acessado neste link. Basta enviar uma foto que siga a elaboração da silhueta presente no projecto de fundo escolhido, enviar a imagem e diminuir sua “selfie em Marte” em seguida. Para publicar sua foto nas redes sociais ou procurar por imagens de outros usuários, utilize a hashtag CountdownToMars.
Fonte
Tags celebram, conquista, da, em, Marte, NASA, novo, Perseverance, planeta, pousa, rover, selfies