F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Oregon: Facebook vai deletar fake news envolvendo origens do incndio florestal


Receba os artigos diretamente no seu email


02

O mundo enfrenta uma pandemia desafiadora, mas Brasil e Estados Unidos também precisam mourejar com um problema paralelo atualmente.

Os países estão verdadeiramente em chamas: por cá o Pantanal sofre com as maiores queimadas da histórica, devastando mata e fauna. Nos EUA, queimadas na região de Oregon se alastraram de forma sem precedentes, e em virtude disso 28 pessoas já morreram, e mais de meio milhão está desabrigada.

A polícia do estado setentrião-americano ainda investiga as razões e crava que houve envolvimento humano, porém, redes sociais estão inundadas de fake news sobre o tema. Muitos conspiracionistas, inclusive, estão tentando jogar a culpa dos incêndios em grupos políticos, na tentativa de incitar uma vaga de violência contra eles.

Em virtude do potencial nocivo dessa desinformação, o porta-voz do Facebook, Andy Stone, anunciou que a plataforma está trabalhando na eliminação de posts e contas que estejam articuladas em movimentos nesse sentido. Uma risca de rastreio chega até o grupo de extrema-direita QAnon, que estaria articulando campanhas para jogar a culpa dessa catástrofe ambiental em grupos de esquerda.

Linhas de emergência para serviços porquê o de polícia e corpo de bombeiros, inclusive, foram inundadas nos últimos dias com cidadãos que ligavam para “denunciar” pessoas envolvidas a partir dessas fake news, o que prejudicou o atendimento a outros usuários que precisaram acionar os serviços.

Vale lembrar, com as eleições chegando, o potencial das redes sociais para um uso articulado em campanhas de maledicência é enorme. O Facebook já anunciou medidas, mas que talvez sejam insuficientes para o pleito, e também episódios porquê esse de Oregon, de forma universal.

E você, o que acha do movimento do Facebook para coibir fake news envolvendo o incêndio florestal? Conte para a gente nos...

comentários!

Fonte

Tags , , , , , , , , ,