F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Olhar na fotografia: aprenda diferentes jeitos de compor imagens


Receba os artigos diretamente no seu email


01

Regra de terços, simetria, padrões e ponto de fuga são algumas das possibilidades de composição fotográfica.

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Na mesma linha de pensamento, o olhar na fotografia certamente vale mais do que mil equipamentos. Por isso, vamos explorar, nos próximos textos, conceitos e exercícios para deixar o seu olhar afiado.

No texto anterior, vimos 8 dicas para exercitar a criatividade em fotografia mobile. Já no texto de hoje, vamos explicar um pouco mais a composição na fotografia e como podemos aplicá-la em nosso dia-a-dia.

A primeira coisa que precisamos entender é a definição de composição. Compor uma foto significa arranjar, dispor, colocar e enquadrar os elementos de uma cena de forma mais eficiente, ou seja, de maneira que agrade e emocione o espectador.

A ideia é que a imagem permaneça na memória do observador. Muitas vezes é a composição que vai diferenciar uma foto mediana de uma foto espetacular.

Com base nisso, podemos utilizar algumas regras para nos ajudar na hora de enquadrar e clicar com os nossos smartphones.

Regra de Terços

As grandes fotografias possuem elementos, sejam eles pessoas, objetos ou parte de uma paisagem. Esses são o destaque, que atraem naturalmente o olho humano – logo, a primeira coisa que vemos na foto.

A regra de terços, então, prega que o elemento principal precisa estar posicionado em partes específicas da foto. A regra é traduzida em linhas que dividem a imagem em 9 partes iguais (também chamadas de grid lines nas câmeras profissionais).

Essa regra ficou popular por ser baseada na proporção áurea, conhecida como “ideal” – e muito utilizada por artistas do Renascimento para estruturar as suas pinturas.

O ideal é colocar as partes mais importantes da foto nas intersecções dessas linhas. Pode ser o rosto de uma pessoa ou uma flor no meio de uma paisagem – e por aí vai. Comumente, é uma regra mais usada para paisagens e sujeitos “maiores”, mas a graça de começar no mundo da composição fotográfica é testar todas as possibilidades.

Existem alguns aplicativos para Android que podem mostrar essas linhas no visor do seu Sony Xperia. Se você optar por instalar um app desses, verá como fica muito mais fácil colocar em prática esse exercício de deixar as partes importantes da foto nas linhas delimitadas pela regra dos terços.

Composições com um ponto de fuga

Ponto de fuga é o ponto localizado na linha do horizonte, para de todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva. Em teorias de desenho, é o que nos dá a sensação de profundidade na imagem.

Esse tipo de composição funciona muito bem em longos corredores ou para tirar aquela foto da estrada. O ponto de fuga é um recurso bem interessante para causar essa sensação de profundidade – e podemos, ainda, brincar com a posição dele, nem sempre sendo o ponto central da foto. Pense, afinal: e se ele estivesse em uma das intersecções da regra de terços?

Ponto de fuga

Movimento através de linhas

Quando imaginamos movimento na foto, pensamos em um ponto de ela começa (normalmente a partir do sujeito principal) e seguimos em um movimento fluido por toda a imagem. Em muitas fotografias, esse movimento ocorre por conta de linhas que conduzem nosso olhar, sejam elas diagonais, horizontais ou verticais.

Quando aplicamos movimento na imagem, ela fica muito harmoniosa e conseguimos criar um contexto narrativo com mais facilidade. Desse modo, não é só nosso olhar que passeia pela foto, mas a nossa mente também.

Composição fotográfica - Fotografia Mobile

Equilíbrio dos pesos visuais

Esse recurso...

é muito usado em quase todos os trabalhos que envolvem a produção de imagens. Esse equilíbrio ao qual me refiro não significa que necessitamos de imagens 100% simétricas, mas sim que precisamos que os pesos visuais nelas estejam equilibrados.

O que seriam esses pesos visuais? Digamos que após tirarmos uma foto, temos a sensação de que ela ficou com um espaço “vazio”. Essa sensação é causada por conta da falta de equilíbrio que houve na hora do clique. É como se um lado estivesse com muita informação, enquanto o outro não possui nenhuma.

Um jeito fácil de começar a exercitar o equilíbrio na composição fotográfica é colocando elementos da foto diagonalmente opostos. Por exemplo, se temos um objeto na parte inferior direita, podemos acrescentar um objeto na parte superior esquerda.

Uso de simetria e padrões

Agora que entendemos um pouco mais sobre equilíbrio visual, chega a hora de atingir sua perfeição com a simetria. Uma foto simétrica é ter a semelhança exata em termos de tamanho, forma e posição dos elementos.

Uma vez que nosso cérebro interpreta imagens simétricas como formas de perfeição, isso torna as fotografias muito agradáveis de olhar.

Composição fotográfica - Fotografia Mobile

O mesmo acontece com fotografias que trazem padrões, pois esses seguem uma certa simetria. Nessa questão, é muito interessante criar composições geométricas. Eu amo o trabalho do fotógrafo holandês Dirk Bakker, pois é exatamente essa perfeição geométrica que ele busca nas fotos.

Enquadrar dentro do enquadramento

O interessante de ser fotógrafo de rua é perceber momentos únicos e situações bem inusitadas. Para reforçar essa poesia do cotidiano, enquadrar o seu sujeito com outro elemento da cena pode resultar em uma foto sensacional.

E isso é um exercício extremamente prático – e como já disse o fotógrafo Marcelo Nava, com uma ideia na cabeça e um Sony Xperia na mão, é só sair e testar. ;-)

Composição com elementos na frente e atrás do sujeito

Brincar com os elementos tanto na frente do sujeito como atrás dele garantem mais profundidade à imagem. Se eles estão à frente, temos a sensação de que o espectador está “espiando” um momento muito íntimo. Já com eles atrás, podemos mostrar algo que o sujeito não sabe, deixando a foto mais narrativa e com muito charme.

Se você gostou dessas dicas, fique atento ao blog. No próximo , vou explorar mais ideias de composição – inclusive, ilusão de ótica. Até a próxima!

O Olhar na fotografia: aprenda diferentes jeitos de compor imagens em Blog Sony Xperia Brasil.

Com informações de (Fonte):Blog Sony Xperia Brasil

Tags , , , , , ,