F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Nintendo Switch chegou oficialmente ao Brasil há quase seis meses – Do dedo Drops


Receba os artigos diretamente no seu email


03




Nintendo Switch

A gigante japonesa dos videogames, a Nintendo, sempre foi sinônimo de consoles e jogos de subida qualidade. O mascote da empresa e protagonista de diversos jogos, Mario, chega a ser mais reconhecido que personagens porquê Mickey Mouse em pesquisas e censos ao volta do mundo. Dessa forma, o lançamento do console Nintendo Switch, híbrido entre portátil e videogame de mesa, era garantia de sucesso inopino.

No entanto, o público brasílico, assim porquê de outros países latinos, se viu em uma situação complicada. A empresa decidiu não vender seus produtos oficialmente em território pátrio, citando custos de importação e impostos, além da pirataria, porquê principais motivadores. A consequência é que, para jogar no Brasil, o público precisava comprar consoles importados no mercado paralelo, ou seja, o resultado não possuía garantia contra defeitos, tradução para o português, ou até mesmo suporte solene.

Mas isso finalmente mudou, e hoje vivemos outra veras, com a Nintendo de volta ao Brasil! Depois experimentos com o Nintendo 3DS, portátil da geração passada, e novos acordos comerciais, a gigante Nintendo decidiu retornar suas vendas em território pátrio, e passou a vender o Switch através de parceiros varejistas. Confira!

Vale notar que, embora o console seja vendido oficialmente e possua cada vez mais teor em português, incluindo o app Nintendo Switch Online, os servidores para jogos multiplayer pela internet não estão localizados no Brasil, logo pode ser necessário o investimento em uma VPN brasileira para prometer a performance durante a jogatina.

A desistência do mercado brasiliano

Nintendo Switch

Quando a empresa japonesa lançou seu primeiro grande console granjeiro de sucesso, o Nintendo Entertainment System, espargido porquê Nintendinho, o Brasil ainda sofria os efeitos do protecionismo no mercado de eletrônicos e, portanto, não havia venda solene do resultado.

A marca brasileira Playtronic, em consonância com a Nintendo, decidiu viabilizar a venda do console no Brasil, no entanto, as vendas foram reduzidas devido à grande quantidade de clones no mercado, que custavam significativamente menos, e a competição com o Sega MegaDrive, distribuído oficialmente pela Tec Toy.

Essa experiência no mercado brasílico, além da grande proliferação de jogos piratas em plataformas futuras porquê o Nintendo Wii e Nintendo DS, fizeram com que a Nintendo abandonasse o mercado brasiliano. Empresas porquê a Microsoft absorveram custos e investiram em teor pátrio, porquê é o caso do Xbox 360 e Xbox One, porém, a gigante japonesa parecia não se interessar nas vendas brasileiras.

Já com o lançamento do Nintendo 3DS, testes de mercado foram realizados, com venda e fabricação parcial no Brasil, e aproximação solene à loja eShop para jogos digitais com cartão de crédito pátrio.

A volta do Switch

No final do ano pretérito, finalmente, a empresa se pronunciou...

oficialmente no Twitter afirmando que retornaria suas atividades no Brasil. O site para vendas do Switch brasiliano já está disponível e traduzido, no entanto, somente a versão tradicional está disponível, sem a presença solene do Switch Lite, padrão atualizado para ser exclusivamente portátil.

A venda é realizada em conjunto com parceiros porquê as lojas Americanas e Submarino, que realizam o envio e controle de estoque, enquanto a Nintendo garante os serviços e suporte técnico aos consoles.

Ou por outra, traduções de software para português brasílico estão a caminho. No entanto, usuários reclamam do grande catálogo de títulos oficiais que não estão disponíveis em nosso linguagem, e no preço proeminente do console quando comparado à concorrência direta da Sony, de quem novo lançamento do PS5 já tem 72% das vendas, e da Microsoft.

Com o retorno da Nintendo para o mercado pátrio, podemos esperar um maior suporte e segurança ao comprar os videogames e jogos da marca, sem depender do mercado cinza e compras sem garantia ou possibilidade de reparos oficiais. No entanto, o cenário competitivo está mais implacável, e o console não possui recursos presentes em seus concorrentes porquê aproximação à Netflix e Spotify, serviços de grande volume de usuários no Brasil, essa premência poderia ser suprida por aparelhos porquê o Xiaomi Mi Stick.




Fonte

Tags , , , , , , , , , , ,