F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Nintendo perde disputa pelo domínio WiiU.com


Receba os artigos diretamente no seu email


06

Em fevereiro deste ano, a Nintendo recorreu à WIPO (World Intellectual Property Organization – algo como “Organização Mundial de Propriedade Intelectual”) para tentar obter a posse sobre o domínio WiiU.com, afinal, o endereço remete ao console Wii U, como é evidente. A surpresa é que, mesmo se tratando de um nome que referencia o principal produto da empresa atualmente, a WIPO negou o pedido e sequer deixou claro o motivo.

O que é mais surpreendente ainda é que, atualmente, o referido endereço não está sendo utilizado para nenhum fim específico, apenas exibe anúncios e links patrocinados, como é típico de domínios “parkeados”. Esta situação, por si só, poderia facilitar uma decisão favorável à Nintendo.

Endereço wiiu.com: sem conteúdo relevante

Endereço WiiU.com: sem conteúdo relevante atualmente

Uma solução possível para este impasse seria a Nintendo procurar o atual detentor do domínio para negociar a sua compra, obviamente. É possível que a empresa tenha feito isso, mas não tenha conseguido um acordo, talvez pelo valor pedido ter sido considerado muito elevado.

As suspeitas direcionam para este sentido porque, dias antes de a solicitação da Nintendo junto à WIPO ter sido efetuada, o domínio se encontrava à venda em serviços como o SnapNames (o mesmo valendo para os endereços wiiu.net e wiiu.org), mas a possibilidade de compra foi retirada pouco tempo depois da ação da companhia japonesa ter se tornado conhecida.

A princípio, podemos até olhar para esta situação toda e dizer “bem feito para a Nintendo, que não tomou o cuidado de registrar os domínios ao criar a marca Wii U!”. A questão é que o endereço WiiU.com existe desde janeiro de 2004, como mostra este whois:

Whois do domínio wiiu.com

Whois do domínio wiiu.com

Será que, naquela época, o criador do endereço já sabia que o nome Wii U seria utilizado pela Nintendo? Certamente, não. O que acontece é que domínios .com de quatro letras passaram a ser bastante disputados quando o mercado se deu conta de que o número de combinações possíveis era bastante limitado, cenário...

que acabou gerando uma “corrida” por registros .com que possuem esta quantidade de caracteres. Foi daí, provavelmente, que o domínio wiiu.com foi criado.

De qualquer forma, a Nintendo não se dá por vencida: a companhia declarou que já está analisando outras opções legais para continuar brigando pelo domínio e defendendo as suas marcas.

Experiência no assunto, ao menos, a empresa tem: em 2006, a Nintendo fechou um acordo para adquirir o domínio wii.com, que de igual forma existia muito antes da chegada do Wii (1994!). Os termos do negócio não foram revelados, mas estima-se que a companhia possa ter desembolsado até 250 mil dólares pelo endereço. Também pudera: se já é difícil encontrar domínios .com livres de quatro caracteres, imagine com três.

Com informações: Eurogamer.net.

Nintendo perde disputa pelo domínio WiiU.com

    


Fonte:Tecnoblog

Tags , , , , ,