F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Comparativo de cmeras


Receba os artigos diretamente no seu email


01

Depois de uma semana de votação finalmente chegou a hora de revelar qual foi o celular vencedor em nosso comparativo de câmeras envolvendo Samsung Galaxy S21 Plus, Lenovo Legion Phone Duel, Asus ROG Phone 3 e Xiaomi Mi 11. Será que os celulares gamer estão evoluindo em câmera ou ainda perdem para modelos mais convencionais?

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia conquistado cada foto para prometer, assim, o sumo de imparcialidade.

Especificaes tcnicas






Mi 11Galaxy S21+ROG Phone 3Legion Duel
Solução108 MP + 13 MP + 5 MP12 MP + 64 MP + 12 MP64 MP + 13 MP + 5 MP64 MP + 16 MP
Brechaf/1.85 + f/2.4 / f/2.4 f/1.8 + f/2 + f/2.2f/1.8 + f/2.4 + f/2f/1.9 + f/2.2
Tamanho do pixel0.8 µm + 1.12 µm + 1.12 µm1.8 µm + 0.8 µm + 1.4 µm0.8 µm0.8 µm
Câmera frontal20 MP, f/2.410 MP, f/2.224 MP, f/220 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em solução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique cá.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:



Os resultados listados mais aquém são fruto da seguinte metodologia com geração do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro disposto: 4 pontos
  • Segundo disposto: 3 pontos
  • Terceiro disposto: 2 pontos
  • Quarto disposto: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 – Selfie retrato


Começamos o nosso comparativo com um tipo de foto que a maioria nutriz: selfie com modo retrato. Cá já vemos uma nítida diferença entre os competidores. Em primeiro vem o Galaxy S21 Plus com a selfie mais equilibrada em nitidez, cores e desfoque de fundo. O Mi 11 também se saiu muito neste cenário e ficou em segundo. Cá é onde a Asus mostra que ainda precisa evoluir, e o ROG Phone 3 registrou a pior selfie dos quatro.

Foto 2 – Modo retrato diurno


Ainda falando de modo retrato, quem será que leva a melhor ao desfocar o fundo com a câmera traseira? É cá que a Xiaomi dá o troco na Samsung e o Mi 11 registra a melhor imagem. A foto do Mi 11 apresentou o melhor estabilidade entre detalhes, cores e poucos erros no desfoque, deixando o S21 Plus em segundo disposto. O Legion teve o efeito mais sintético, mas ainda conseguiu ser melhor que a foto do ROG com efeito retrato quase inexistente.

Foto 3 – HDR


Será que os celulares gamer vão sempre permanecer em último? Para a nossa surpresa, o Legion e o ROG desbancaram o Mi 11 em fotos com HDR contra o sol. O padrão da Xiaomi foi o que mais sofreu para indemnizar a luz e salvar nossa padrão de ser ofuscada pelo excesso de claridade no fundo. O Galaxy S21 Plus foi o melhor neste comparativo e entregou uma imagem mais equilibrada do que o Legion que ficou em segundo.

Foto 4 – Teleobjetiva


E se usarmos o zoom para chegar mais perto da nossa padrão, será que o resultado muda? O celular da Samsung ainda continua na frente, mostrando que ao usar zoom o bom estabilidade visto anteriormente não foi sacrificado. Porém, cá vemos o Mi 11 passar o ROG, mostrando que o da Asus não lida muito com o zoom do dedo. O Legion mantém sua vice-liderança com a segunda melhor foto.

Foto 5 – Ultrawide


Quem não nutriz fotografar belas paisagens? Alguns celulares conseguem conquistar imagens mais amplas, mas nem sempre registram todos os detalhes ou capturam as cores porquê elas realmente são. Esse é mais um ponto que a Samsung manda muito e o S21 Plus registra a melhor foto. O Mi 11 perdeu um pouco dos detalhes nas sombras, mas fica logo detrás do padrão coreano. ROG e Legion ficam para trás, com o padrão da Lenovo ficando em último disposto pela primeira vez.

Foto 6 – Zoom 10x


Ainda no mesmo cenário decidimos dar zoom de 10x para tentar conquistar uma foto da nossa padrão que estava distante. É cá onde a câmera teleobjetiva do Galaxy faz diferença e temos a imagem mais nítida dos quatro. O Mi 11 não traz uma câmera dedicada para zoom, mas o seu sensor de 108 MP consegue ampliar a foto a ponto de ainda entregar um resultado decente. Já o ROG e o Legion ficam empatados com fotos realmente ruins.

Foto 7 – Contraste longe


Nem todo celular consegue fazer um bom estabilidade entre zonas claras e escuras, ter um bom contraste garante que as cores saiam porquê devem ser, sem excesso de saturação ou completamente apagadas. Samsung pecava nisso nas gerações anteriores, mas aprendeu a prelecção. O S21 Plus é o mais equilibrado, deixando o Mi 11 em segundo. O ROG exagerou na exposição, enquanto o Legion abusou da saturação.

Foto 8 – Macro


E qual é o melhor celular para macros? Dos quatro aparelhos do nosso comparativo, exclusivamente dois possuem câmera dedicada para macros e foram justamente os dois que ficaram em último. Ironia? S21 Plus e Legion ficaram quase empatados com a foto mais nítida, mas acabamos dando vitória para o da Samsung por não exagerar na saturação. Tudo muito que isso pode ser revisto na edição, mas será um trabalho a menos que você terá.

Foto 9 – Sob a sombra


O S21 Plus venceu no contraste por negrejar muito os pontos das fotos que precisam ser escuros, mas é em fotos tiradas na sombra que vemos isso porquê alguma coisa ruim. Ele acabou matando alguns detalhes que foram capturados pelo Mi 11, o que faz o padrão da Xiaomi levar mais uma vitória neste comparativo. Ainda assim, o Galaxy ficou adiante do Legion, enquanto o ROG mais uma vez amarga a última posição.

Foto 10 – Contraste perto


Decidimos tentar mais um comparativo focado no contraste só para ter certeza de que a Samsung realmente é a melhor. Desta vez fotografamos alguma coisa mais próximo, para ver porquê cada câmera lida com os ajustes do que está no fundo, e não teve jeito o S21 Plus levou a melhor. O Mi 11 vem em segundo com foto quase tão boa quanto a do rival coreano, deixando o ROG em terceiro e o Legion em último.

Foto 11 – Entardecer


Vamos deixar as fotos...

claras de lado e passar para situações com luz mais precária. Qual é melhor para fotografar ao entardecer? O Galaxy S21 Plus não manda muito só em cenários com boa luz, mas também é o melhor para registrar fotos em locais mais escuros. Esperávamos ver o Mi 11 permanecer em segundo já que a Xiaomi acertou em outros neste tipo de cenário, mas foi o ROG que levou a medalha de prata, enquanto o Legion ficou em terceiro.

Foto 12 – Noturna auto


O Galaxy S21 Plus vem vencendo praticamente todos os comparativos, mas em cenários noturnos com luz de fundo vemos que o top coreano acabou perdendo nitidez, o que deu margem para o ROG registrar a melhor foto e levar a sua primeira vitória. Mais uma vez esperávamos ver o Mi 11 vencer, mas parece que a Xiaomi não regulou corretamente o seu software para tirar bom proveito do avançado sensor que possui. O Legion ficou em último com a pior foto.

Foto 13 – Selfie retrato noturno


Samsung levou a melhor em selfie com efeito retrato no comparativo de dia, mas será que também leva a vitória com foto noturna? O S21 Plus até tentou, mas acabou cedendo o primeiro lugar para o Legion. Quem diria que um celular gamer que não tem foco em câmera venceria um dos maiores lançamentos de 2021? Em terceiro vem o Mi 11 seguido do ROG com a pior selfie.

Foto 14 – Retrato noturno


E foto retrato com a câmera traseira? O software do S21 Plus acaba escurecendo as imagens nestes casos, problema que deve ser revisto futuramente. Com isso, o Mi 11 sai na frente e registrou a melhor foto, apesar de apresentar um nível acentuado de ruídos. O Legion foi até melhor nisso, mas tentou tanto limpar os ruídos da foto que matou todos os detalhes, mas ainda leva a medalha de prata, já que o ROG foi de longe o pior dos quatro.

Foto 15 – Modo noturno


Por término, foto à noite com o modo noturno ativado. O Galaxy S21 Plus e o ROG fizeram o melhor trabalho, com o da Samsung preservando mais os detalhes distantes. Xiaomi já nos impressionou anteriormente com o Mi 10 Ultra, mas o Mi 11 faz exclusivamente um trabalho decente, o que acabou por levá-lo para a última posição juntamente com o Legion.

Resultado das fotos


Depois de 15 comparativos de fotos, quem levou a melhor? Ainda resta incerteza para você? O Galaxy S21 Plus ficou muito supra dos rivais e registrou a melhor foto em 10 cenários, enquanto o Mi 11 ficou em segundo disposto com três vitórias. É… não tem porquê negar que os celulares gamer ainda decepcionam em câmera, mas é interessante ver que o Legion se saiu melhor que o ROG em muitos casos.

Ordem dos mais votados

  1. Samsung Galaxy S21 Plus: 32,3% dos votos
  2. Xiaomi Mi 11: 24,7% dos votos
  3. Lenovo Legion Phone Duel: 23,9% dos votos
  4. Asus ROG Phone 3: 19,1% dos votos

Vdeos

E nos vídeos? Será que a história muda? O Legion é o único deste comparativo que não grava vídeos em 8K. O S21 Plus até filma nessa solução, mas somente a 24 fps, enquanto o Mi 11 e ROG Phone 3 alcançam até 30 fps para maior fluidez.

O Galaxy S21 Plus levou a melhor em fotos e também conquista a vitória em vídeos. Ele grava com subida qualidade, tem bom sistema de estabilização, foco dextro e conquista áudio mais limpo que os demais. O top coreano até sofre com ruídos em filmagens noturnas, mas os outros três também pecam nisso – mormente o Legion que tem os piores vídeos noturnos.

O Mi 11 é capaz de conquistar bons vídeos, tem sistema de estabilização eficiente, mas o foco automático é problemático e você terá que tocar na tela do celular para que ele saiba onde deve focar. As gravações noturnas são decentes, a frontal é um pouco pior que a do Galaxy, assim porquê a conquista de áudio.

O ROG Phone 3 pode ter apanhado em fotos, mas vence o Legion em vídeos com boa folga. Com o da Asus você terá filmagens mais nítidas, com menos tremidos e foco mais desembaraçado. O problema do ROG é que os vídeos saem escuros à noite, sendo necessário permanecer próximo de uma manadeira de luz, mas ele até acaba sofrendo menos com ruídos que os demais. Já o da Lenovo perde para os demais do comparativo em praticamente tudo.

Concluso

Se você quer um celular gamer com boa câmera, logo a situação está complicada. Nem o ROG Phone 3 e nem o Legion Phone Duel chegam a impressionar… e muitas vezes até decepcionam. São celulares caros que possuem câmeras inferiores a muito celular convencional que custa metade.

Infelizmente, não tem para onde passar. Quem curte fotos terá que investir em celular mais convencional, porquê o Galaxy S21 Plus que entrega a experiência mais completa. Ele é ótimo para registrar fotos e gravar vídeos.

Mas se faz questão de ter um celular gamer, o ROG Phone 3 seria a melhor aposta. Ele até perdeu para o Legion em algumas fotos, mas tem melhor filmadora e no final entrega a experiência mais balanceada.

(atualizado em 03 de abril de 2021, s 23:46)

Fonte

Tags , , , , , , , , , , , ,