Lei seca: Pesquisa utiliza acelermetro do celular para verificar possvel embriaguez de usurios
04
Nesta semana, duas pesquisas se destacaram pelos benefícios que pretendem trazer para a Medicina. A primeira foi capaz de desenvolver uma pele sintético com velocidade de reação similar à pele procedente, enquanto a segunda conseguiu a remissão da diabetes tipo 2 em ratos depois a emprego de hormônios diretamente no cérebro dos animais.
Agora, uma novidade pesquisa curiosa acaba de ser divulgada por uma equipe de cientistas da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA). O time diz ser capaz de verificar se uma pessoa está ou não embriagada usando somente o celular. O sigilo por trás da tecnologia é um velho publicado: o acelerômetro. O sensor, utilizado também em aplicativos fitness para narração de passos e estudo de outros dados, entregaria variações que diferenciam pessoas sóbrias de pessoas que tenham pretérito do limite no consumo de álcool.
O método de testes dos pesquisadores também seguiu um caminho curioso. O time reuniu voluntários, que tiveram celulares amarrados às costas e logo colocados para realizar uma série de movimentos. Em seguida, os participantes foram solicitados a consumir um drink de suco de limão com grande quantidade de vodka, de modo que a concentração de álcool no sangue atingisse os 0,2 BrAC, mais que o duplo do limite lítico de 0,08BrAC. O tempo sumo de consumo era de uma hora, porquê maneira de impedir a metabolização do álcool pelo corpo.

Já embriagados, os voluntários logo repetirem os mesmos movimentos realizados enquanto estavam sóbrios. Utilizando modelos matemáticos individualizados, os cientistas obtiveram uma...
precisão de estudo de 93%. “A eficiência detectada na estirão é bastante precisa, e é por isso que a polícia usa o teste de sobriedade há décadas”, disse Emmanuel Agu, do Insituto Politécnico de Worcester (EUA), em referência aos testes de movimentação realizados por policiais há anos.
Segundo a equipe, o próximo passo da pesquisa é realizar as análises com o celular no bolso ou nas mãos dos voluntários, visando testes com cenários mais realistas. De toda forma, os resultados obtidos já demonstram a subida eficiência do novo método.
Fonte
Tags acelermetro, celular, de..., embriaguez, Lei, para, pesquisa, possvel, seca, usurios, utiliza, verificar