F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Comparativo cmeras


Receba os artigos diretamente no seu email


03

Depois de uma semana de votação finalmente chegou a hora de revelar qual foi o celular vencedor em nosso comparativo de câmeras envolvendo Samsung Galaxy Note 20 Ultra, Asus Zenfone 7, iPhone 12 Pro Max e o Galaxy S21 Ultra. Em nosso último comparativo vimos o Note 20 Ultra perder para o rival da Apple, será que Samsung agora consegue revidar com o seu novo top de risca que estreia uma novidade geração de sensor de 108 MP?

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia conquistado cada foto para prometer, assim, o sumo de imparcialidade.

Especificaes tcnicas






Galaxy S21 UltraiPhone 11 Pro MaxZenfone 7Galaxy Note 20 Ultra
Solução108 MP + 10 MP + 10 MP + 12 MP12 MP + 12 MP + 12 MP64 MP + 12 MP + 8 MP108 MP + 12 MP + 12 MP
Lhanezaf/1.8 + f/4.9 / f/2.4 + f/2.2f/1.6 + f/2.4 + f/2.2f/1.8 + f/2.2 + f/2.4f/1.8 + f/3 + f/2.2
Tamanho do pixel0.8 µm + 1.22 µm + 1.22 µm + 1.4 µm1.7 µm + 1.0 µm + 1.0 µm0.8 µm + 1.4. µm0.8 µm + 1.0 µm + 1.4 µm
Câmera frontal40 MP, f/2.212 MP, f/2.2conj. traseiro10 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em solução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique cá.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:



Os resultados listados mais aquém são fruto da seguinte metodologia com geração do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro disposto: 4 pontos
  • Segundo disposto: 3 pontos
  • Terceiro disposto: 2 pontos
  • Quarto disposto: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 – Selfie retrato


Começamos o comparativo com alguma coisa que todos amam: selfies. O iPhone usa o sensor 3D do Face ID para gerar o efeito de desfoque de fundo e se você quer selfies com paisagem mais profissional, logo o iPhone 12 Pro Max é o que registra as melhores selfies. A Apple tem a mania de dar um tom amarelado às fotos, mas há quem goste do bronzeado na pele. Os dois modelos da Samsung apresentam suavização de pele e isso destrói os detalhes das fotos. Já o Zenfone foi o segundo melhor, apesar de ter um efeito de desfoque mais suave.

Foto 2 – Modo retrato


O mesmo acontece ao usar o modo retrato com a câmera traseira. O iPhone 12 Pro Max tira proveito do sensor LiDAR para gerar um desfoque mais uniforme e com menos falhas. Os dois modelos da Samsung apresentaram um efeito mais hostil na secção superior da foto, porém com falhas ao volta da padrão, sem falar que exageram no pós-processamento – mormente no caso do Note 20 Ultra. O Zenfone fica em segundo e entrega um efeito retrato suave, porém sem interferir na qualidade universal da foto.

Foto 3 – Contraste


Você é do tipo que prefere fotos mais saturadas ou com cores mais próximas da veras? Esse é um ponto onde o Zenfone acerta. Ele foi o que apresentou a melhor conquista de cores sem exagerar no contraste porquê o iPhone ou deixar as cores muito frias porquê nos dois da Samsung. Já o iPhone segue com sua mania de dar uma saturada na tonalidade do branco, o que deixa a foto com face de dia ensolarado e isso acabou sendo a preferência de muitos. Com isso, o padrão da Maçã leva a medalha de prata.

Foto 4 – Macro


Fotografar de perto é um duelo para muito celular, mormente se não tiver uma câmera dedicada para macros. Cá é inegável que o iPhone 12 Pro Max registra a foto mais nítida, porém é o que exagera mais na saturação. Temos que comportar que emendar isso é fácil, até mesmo pelo próprio Instagram, logo damos vitória ao padrão da Maçã. Em segundo vem o S21 Ultra que acertou muito mais na nitidez do que o Zenfone 7 e Note 20 Ultra.

Foto 5 – Detalhes distantes


Até agora vimos a Samsung consumir poeira para Apple e Asus, mas o jogo começa a mudar quando você precisa registrar uma foto de alguma coisa que está distante. O novo sensor da Samsung coligado ao poderoso zoom faz o S21 Ultra registrar a imagem mais nítida da nossa padrão. O Galaxy Note 20 Ultra vem logo em seguida, mostrando que a geração anterior ainda é uma ótima escolha para quem fotografa muito usando zoom. Cá é onde o iPhone realmente decepciona e fica em último.

Foto 6 – Zoom 10x


Se precisar ir ainda além e usar zoom de 10x, fica evidente mais uma vez que a Samsung leva a melhor. S21 Ultra e Note 20 Ultra, entregam qualidade próxima, porém o padrão mais recente fica um pouco adiante por ter fotos mais nítidas. O Zenfone 7 não fica tão detrás dos modelos coreanos e supera com folga o iPhone 12 Pro Max. Já está na hora da Apple encetar a investir mais em câmera teleobjetiva ou vai continuar comendo poeira para concorrência em zoom.

Foto 7 – Lente tele


E com zoom mais próximo dentro das limitações do iPhone, será que o cenário muda? Ainda assim, a vitória fica para a Samsung. A diferença é que o HDR no Note 20 Ultra acertou mais no balanço de fulgor e cores comparado ao S21 Ultra. É normal que Samsung arrume isso com o tempo e futuramente veremos o S21 Ultra evoluir, mas ele fica com nossa medalha de prata. O Zenfone 7 foi de longe o pior neste cenário, deixando evidente que o HDR não ativou quando deveria.

Foto 8 – HDR


O problema do HDR no Zenfone parece afetar somente a câmera de zoom. Quando usamos a principal, temos o melhor resultado entre os quatro celulares. Podemos ver mais detalhes contra a luz e cores mais equilibradas que os demais. O S21 Ultra, mais uma vez, fica em segundo. Cá é a Apple que leva a pior, mas o iPhone 12 Pro Max não fica tão detrás do Note 20 Ultra. É curioso ver os celulares da Samsung ficarem nos extremos entre a melhor e a pior foto com HDR.

Foto 9 – Ultrawide


A Samsung sempre se destacou em câmeras ultra-wide, mas Apple e Asus estão evoluindo e cá temos vitória para as duas. O iPhone leva a medalha de ouro por ter largo ângulo de início e conquistar imagem mais clara. O Zenfone tem lente mais fechada, mas ainda assim sofreu menos com as sombras nas fotos. O S21 Ultra foi um pouco mais equilibrado que o Note 20 Ultra.

Foto 10 – Entardecer


Fotos ao entardecer também são um duelo para a maioria dos celulares. É cá onde o aparelho precisa determinar se deve aumentar a exposição para ter fotos mais claras ou partir logo para o modo noturno. O iPhone registrou a imagem mais equilibrada dos quatro, enquanto o Galaxy S21 Ultra vem em segundo. Neste ponto é onde vemos uma evolução comparado ao Note 20 Ultra que quase ficou empatado em último com o Zenfone.

Foto 11 – Selfie retrato noturno


class="imageblock">

O iPhone levou a melhor em selfie diurna com modo retrato, mas será que o mesmo se repete em locais mais escuros? O padrão da Apple foi o que mais acertou no desfoque, porém a padrão não saiu tão nítida na foto porquê aconteceu com a dupla da Samsung. O S21 Ultra leva a melhor, deixando a medalha de prata para o Note 20 Ultra. O Zenfone 7 foi o pior, com a selfie mais escura e o modo retrato mais suave.

Foto 12 – Retrato noturno


E modo retrato com a traseira em lugar escuro? Cá a situação se inverte e é o Galaxy Note 20 Ultra o melhor. Isso mostra que o software da Samsung está mais rotundo no padrão mais velho, mas o S21 Ultra vem logo em seguida com a segunda melhor foto. Mais uma vez vemos o Zenfone ser atropelado pelos demais, o que deixa evidente que o padrão da Asus sofre quando há pouca luz.

Foto 13 – Noite (automtico)


E se deixarmos o modo retrato de lado e registrarmos uma foto em lugar largo à noite com uma manancial de luz por perto? Cá é onde o iPhone recupera a liderança e mostra que o modo noturno automático faz diferença. No caso do S21 Ultra aparece somente um aviso de que é recomendado ativar o modo noturno, e cabe a você fazer isso. Porém, mesmo desativado vemos o padrão mais recente da Samsung empatar com o Zenfone e deixar o Note 20 Ultra em último.

Foto 14 – Retrato noturno


Em mais uma foto noturna com a nossa padrão e o modo retrato ativado vemos que Samsung e Apple brigam pela medalha de ouro. O Note 20 Ultra venceu por pouco, mas o iPhone 12 Pro Max vem logo em seguida na segunda posição. O S21 Ultra sofre com nitidez e perda de texturas, mas ainda está muito supra da foto completamente escura do Zenfone.

Foto 15 – Modo noturno


Encerrando nosso comparativo de fotos temos o modo noturno ativado em todos os aparelhos. É cá que a Samsung se destaca e o Note 20 Ultra leva a medalha de ouro com o S21 Ultra logo detrás na segunda posição. O iPhone exagerou no contraste, enquanto o Zenfone foi o que registrou menos detalhes do cenário.

Resultados das fotos


Quem venceu o comparativo de fotos? O iPhone mostrou que ainda leva a melhor em muitos cenários, mas acabou sendo os extremos: ou leva a melhor ou acaba ficando em último. Ainda assim, ele se destaca mais que o Note 20 Ultra e supera o rival coreano porquê aconteceu em nossos outros comparativos. Porém, a Samsung deu o troco com o S21 Ultra e ele foi o mais equilibrado dos quatro, levando assim nossa vitória em fotos, enquanto o Zenfone 7 fica em último.

Resultado da votação:

  1. Galaxy S21 Ultra: 28,6% dos votos
  2. iPhone 12 Pro Max: 26,7% dos votos
  3. Galaxy Note 20 Ultra: 23,6% dos votos
  4. Zenfone 7: 21,1% dos votos

Vdeos

Podemos logo dar a vitória ao Galaxy S21 Ultra? Calma. Não é só para fotos que serve a câmera de um celular. Qual deles registra os melhores vídeos? O Zenfone 7 tem uma grande vantagem sobre os demais: seu conjunto de câmera é rotatório, assim você terá a melhor qualidade ao filmar com a frontal, além de ter disponível as câmeras ultra-wide e zoom.

Todos registram vídeos com ótima qualidade de dia. O iPhone é o único que não filma em 8K e o Zenfone se destaca por entregar maior fluidez nesta solução, mas o padrão da Asus é o que mais sofre com estabilização, porém não fica detrás em velocidade do foco. Samsung e Apple ficam empatadas neste ponto.

Com a câmera frontal vemos a Samsung ainda perder para a Apple, mormente ao filmar à noite, mas é notável ver que houve uma evolução do Note 20 Ultra para o S21 Ultra e temos menos ruídos do que no 12 Pro Max. Porém é cá onde o Zenfone mais se destaca por usar a câmera traseira. Ele registra os vídeos mais claros e limpos. Se você procura um celular para vlogs, terá um aparelho para filmar em qualquer situação. Já na conquista de áudio temos som mais nítido nos dois da Samsung.

Concluso

O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max foram os que mais se destacaram em fotos, com o celular da Samsung sendo o mais versátil. Já em vídeos é onde o Zenfone 7 se destaca por permitir usar o conjunto traseiro para filmar com a frontal e assim temos filmagens melhores que os demais.

A câmera da Samsung realmente evoluiu quando vemos que o Note 20 Ultra fica em terceiro em fotos e quarto em vídeos. Se você procura o celular mais equilibrado, logo pode ir de S21 Ultra. Ele é bom para registrar fotos de perto e ainda melhor quando é preciso recorrer para o seu poderoso zoom. Falta a Samsung ainda apurar o software para explorar todo o potencial do novo sensor, o que deve melhorar ainda mais nos próximos meses.

(atualizado em 26 de fevereiro de 2021, s 04:50)

Fonte

Tags , , , , , , , , , , , , ,