F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

DualSense é solene: eis o controle do PlayStation 5


Receba os artigos diretamente no seu email


05

A Sony revelou nesta terça-feira (7) o controle do PlayStation 5: chamado DualSense, ele traz diversas mudanças estéticas em relação ao clássico design do DualShock, além de recursos porquê feedback háptico similar ao implementado em celulares, microfone encravado e gatilhos L2 e R2 adaptativos.

Sony / controle DualSense do PS5 (visão frontal)

À primeira vista, o visual do DualSense revela um maior distanciamento do design clássico do DualShock, que já fora ensaiado com o PS4, e se aproxima mais do Sixaxis original, o famigerado “bumerangue”. Cá, a secção superior é curvada e não mais reta, enquanto que os controles analógicos/botões R3 e L3 não ficam mais semi-destacados do corpo.

Evidente, o elemento que mais labareda a atenção é o design em duas cores, com domínio do branco, sugerindo que o PS5 talvez siga o mesmo padrão, caso leste não seja um padrão versão opcional. O Touchpad está maior e mudou de formato, seu LED agora acende nas laterais e não embaixo, e os botões Options e Create, que substitui o Share, foram deslocados para os lados. Um ponto positivo é a falta do efeito glossy/black piano, que não era lá muito aprazível a longo prazo.

O botão PlayStation permanece na secção subalterno meão, mas deixa de ser um círculo e é agora talhado na forma do logo original da risca PlayStation. Logo aquém dele, há o botão para vincular e desligar o conjunto de microfones, que passa a ser encaixado, uma opção para quem deseja jogar online sem acessórios pendurados. Evidente, a experiência sonora de um headset deverá continuar superior.

Os botões frontais e o direcional do dedo trazem poucas mudanças, estão dispostos na superfície levemente curvada e trazem linhas menos retas, além de (caso levante design de cores seja padrão) penetrar mão das cores padrão para os botões. Na secção traseira, há uma ingressão USB-C para alimento e conexão via cabo, os botões R1 e L1 que mudaram pouco, e os gatilhos L2 e R2, que trazem algumas das mudanças mais substanciais.

Primeiro, o “force feedback” usado nos controles DualShock desde sempre (com exceção do Sixaxis, o controle original do PS3), a função de rumble está sendo substituída por uma tecnologia de feedback háptico mais variável, semelhante à presente em smartphones, ou numa conferência mais próxima, nos Joy-cons e no Pro Controller do Nintendo Switch.

Segundo Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de Planejamento de Plataformas, Estratégia Global de Produtos e Gerenciamento da Sony Interactive Entertainment (a partilha PlayStation), o DualSense é capaz de “juntar uma grande variedade de sensações, porquê a resistência e ao encaminhar um coche na lodo”.

Sony / controle DualSense do PS5 (visão lateral)

Embora a tecnologia não tenha sido explicada, é provável que o DualSense use a mesma implementada no Switch, uma combinação entre os motores de vibração e um atuador retumbante linear (LRA). Essa tecnologia permite que os Joy-cons simulem uma grande variedade de respostas sensoriais, adaptadas ao contexto do jogos, e não mais faça o...

controle exclusivamente tremer.

Segundo, os gatilhos L2 e R2 estão ligados ao feedback háptico, ao se tornarem adaptativos: eles fornecem diferences sensações de tato e resistência, dependendo do jogo e da ação executada. A combinação desse recurso com as vibrações variáveis promete entregar um retorno sensorial mais realista.

Terceiro, o botão Create, que substituirá o Share. De contrato com Nishino, a função foi repensada para permitir “novas formas dos jogadores criarem e compartilharem conteúdos épicos com o mundo”, mas não deu detalhes. É provável que o recurso tenha sido remodelado para oferecer melhores ferramentas de edição de gameplays compartilhados para criadores de teor, muito porquê uma plataforma de streaming remodelada, dissemelhante do Ao Vivo do PlayStation. Evidente, são especulações.

Nishino diz que implementar tantos recursos sem deixar o DualSense pesado foi um duelo, contornado com o trabalho conjunto entre as equipes de design e engenharia de hardware. Para Jim Ryan, presidente e CEO da ramificação PlayStation, o controle do PS5 representa uma “mudança radical” em relação aos modelos de gerações anteriores, e cimenta o compromisso da Sony em querer dar um salto o mais longe provável (na direção certa, esperamos) dos consoles anteriores, em todos os aspectos.

Na concorrência, o Xbox Wireless Controller teve algumas características reveladas, porquê um tamanho menor para permitir mais conforto a quem tem mãos menores (porquê mulheres), um botão Share devotado, separado dos clássicos Menu e Visão, um D-Pad de estilo similar ao do controle Escol do Xbox One, e um sistema de monitoramento dos botões para transmitir os inputs imediatamente em seguida o comando.

Voltando ao DualSense, a Sony informa que o controle já está sendo enviado a desenvolvedores, de modo a implementar recursos em seus jogos que usem as habilidades dos controles. O PlayStation 5 tem lançamento previsto para o final de 2020, a tempo das festas do término de ano.

Com informações: PlayStation Blog

Fonte

Tags , , , , , ,