F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Como Mario foi parar dentro do mundo do Sonic, com permissão da Sega

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


previewfile_674712103

Eu sou um gamer old school, assoprador de cartuchos, e fiquei extremamente feliz quando vi que a Sega lançou um pacote chamado Sega Genesis & Mega Drive Classics para Steam. Claro, eu conheço os emuladores, as ROMS, a possibilidade de jogar várias das pérolas do console de 16-bit num computador atual, mas zero disso era solene. Agora é.

E a Sega foi mais longe, de uma forma, digamos… surpreendente: na última semana, a empresa adicionou o suporte a modificações desses jogos no Steam, além de um hub em 3D, que simula um quarto velho, com uma televisão de tubo, no qual você pode acessar seus games clássicos. M muito lítico:

Segundo a empresa: “Cada um dos jogos do Mega Drive terá agora suporte ao Steam Workshop, permitindo a você compartilhar versões modificadas de seus títulos retrôs favoritos.”

Em outras palavras, esse recurso dá ingressão para que os jogadores alterem as ROMs dos games, sem a possibilidade de ganhos financeiros, que fique evidente. Mas isso acabou por gerar todo um novo universo de títulos baseados em jogos da Sega. Um universo definitivamente jocoso, mas muito, muito estranho. E, muito, pleno de violações de direitos autorais.

Por exemplo, quando na sua vida você imaginou ver o Mario, digo, Somari, passeando livremente por Green Hill Zone?

Somari_700

Outros personagens, da Nintendo ou não, estão neste exato momento inundando universos de títulos da Sega, porquê se não houvesse amanhã. Alex Kidd in the Enchanted Castle foi transformado em Super Mario World 64, Super Donkey Kong 99, Super Mario World e até mesmo Angry Birds!

674699761_preview_Super Mario World 64

674706628_preview_Super Donkey Kong '99

674699356_preview_Super Mario World

previewfile_674728582

Isso sem descrever todas as versões bizarras de Sonic Hedgehog, agora estreladas por nomes porquê Kirby, Knuckles, Amy Rose, e Sally Acorn.

previewfile_674741952

674741952_preview_Kirby_in_Sonic_the_Hedgehog005

previewfile_674614944

previewfile_674641221

Outro exemplo? Quem não se lembra do lindíssimo Ecco, o golfinho?

Por qualquer motivo que passou na cabeça de um dos modders, Ecco é agora uma orca, finalmente, por que não?

previewfile_674573741

Outra bizarrice aleatória? Jogar Streets of Rage 2 com o Megaman?

Se você não tem teoria de porquê essas modificações são feitas, porquê os sprites são alterados, nem a trabalheira que dá fazer um mod assim, esse vídeo de Sonic 1 Boomed mostra um time lapse de quase todo o processo:

Note que uma troço dos projetos já existia de forma clandestina antes da Sega liberar o uso do Steam Workshop. A instrumento, porém, está permitindo que os mods sejam portados oficialmente para o Steam.

Alguns desenvolvedores defendem que, uma vez que boa troço dos jogos estão sendo reescritos do zero, a única troço que pode vir a infringir de indumentária direitos autorais é se alguém usar imagens de personagens conhecidos, o que visivelmente está acontecendo.

De qualquer forma, outros usuários com um pouco mais de bom siso já começaram a colocar o seguinte texto na descrição dos mods: “Já que isso foi feito porquê uma modificação e sendo permitido pela instrumento o uso de material protegido, entendo que o resultado final pode não se enquadrar na legitimidade. Me comprometo a remover esse mod a pedido da Sega ou qualquer outra proprietária dos direitos autorais de qualquer um dos elementos utilizados neste jogo”.

Portanto, aparentemente, esse mundo modificável da Sega está um verdadeiro pandemônio sem controle, que só tende a crescer. Mas não se engane: é questão de tempo até a Nintendo e outras produtoras passarem a tirar tudo isso do ar. Se a Sega, única beneficiada financeiramente por tudo isso, será punida de alguma forma, só o tempo dirá.

Mas o que vocês acham? Os desenvolvedores devem ser livres para modificarem os jogos e exercitarem assim sua originalidade, desde que não ganhem nenhum numerário com isso, ou as empresas que detém os direitos autorais não poderiam deixar isso sobrevir?

Como Mario foi parar dentro do mundo do Sonic, com permissão da Sega

Como Mario foi parar dentro do mundo do Sonic, com permissão da Sega 1
Com informações de (Fonte):Tecnoblog

Tags , , , , , , ,