F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

Atenção: Golpe da chamada de vídeo no WhatsApp já atraiu mais de 10 milénio vítimas em 1 hora no Brasil


Receba os artigos diretamente no seu email


06

whatsapp-video

S WhatsApp já liberou as chamadas por vídeos para os usuários, mas muita gente continua caindo no golpe que promove o recurso somente para quem fornecer suas informações em um link suspeito. De negócio com uma empresa de segurança, uma destas campanhas maliciosas já atraiu mais de 10 milénio vítimas em exclusivamente uma hora no Brasil!

“Os cibercriminosos aproveitam lançamentos populares porquê esse para impor golpes que afetem o maior número de pessoas. Isso porque, na ânsia de acessar a novidade funcionalidade, nem sempre os internautas checam a proveniência do site e acabam fornecendo informações pessoais ou se inscrevendo em serviços não solicitados”, explica Camilo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

A página da web que promete ativar a funcionalidade pede que os usuários compartilhem o link com seus contatos e enviem uma mensagem SMS a determinado número. Assim, o usuário é inscrito em um serviço pago não solicitado e acaba tendo valores descontados de seus créditos, em caso de conta pré-paga, ou adicionados ao seu gasto mensal, em risca pós-paga.

Algumas páginas verificadas pela ESET tinham um layout bastante parecido com o da página solene do WhatsApp, incluindo funcionalidades porquê escolha de linguagem segundo a geolocalização do IP a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

“P importante ressaltar que não se trata de um vírus de WhatsApp, já que nenhum registo é executado. Também não verificamos evidências de que os sites fraudulentos estejam tentando explorar vulnerabilidades nos equipamentos conectados. S único objetivo é o lucro financeiro, com a letreiro no serviço de SMS Premium”, explica o presidente da empresa de segurança.

ATENÇÃO: Para quem já caiu no golpe, a dica é avisar os contatos e entrar em contato com a operadora para evitar a letreiro em qualquer serviço SMS Premium. Caso positivo, é necessário solicitar a remoção do serviço.

Lembre-se: para ativar a novidade no WhatsApp, é necessário atualizar o aplicativo, mas é importante fazê-lo sempre de forma solene.

 


Com informações de (Fonte):TechGuru.com.br

Tags , , , , , , , , ,