F7 Sistemas – Criar Sites , BH, Santa Luzia , MG

As melhores operadoras de celular do Brasil, segundo pesquisa da Anatel

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


A Anatel realiza anualmente uma pesquisa de satisfação para averiguar a qualidade das operadoras de celular do Brasil. Os resultados da edição de 2017 foram divulgados nesta terça-feira (13) e mostram que a maioria das empresas manteve ou melhorou seus resultados em relação ao ano anterior — mas ainda há muitos problemas, mormente no atendimento.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por troço dos consumidores. Foram avaliadas as quatro grandes operadoras (Claro, Oi, TIM e Vivo) e as prestadoras com atuação limitada: Algar (GO, MG e SP), Nextel (RJ e SP), Porto Seguro Conecta (SP) e Sercomtel (PR). Diferente da edição de 2016, os resultados foram divididos entre os segmentos pré e pós-pago.

A melhor operadora no pré-pago

As operadoras Claro, Oi e TIM melhoraram seus índices em relação a 2016, enquanto a Vivo apresentou queda na qualidade percebida pelos 30.666 usuários de planos pré-pagos consultados pela Anatel. As empresas regionais lideram o ranking de satisfação no segmento:

  1. Sercomtel (7,71)
  2. Algar (7,41)
  3. Claro (6,92)
  4. Vivo (6,88)
  5. TIM (6,82)
  6. Oi (6,66)

S maior problema das operadoras ainda é o atendimento telefônico, que obteve média de 5,97 entre os clientes pré-pagos. A pior nesse quesito e a única empresa a piorar seu resultado em relação à pesquisa anterior foi a Vivo, com nota de 5,37.

A melhor operadora no pós-pago

No pós-pago, a liderança ficou, mais uma vez, com a Porto Seguro Conecta. A operadora virtual, que utiliza a infraestrutura da TIM, obteve média de 8,32 em satisfação universal, muito supra da segunda colocada, a Vivo, com 7,26. Este é o ranking, com base em uma amostragem de 31.467 assinantes:

  1. Porto Seguro Conecta (8,32)
  2. Vivo (7,26)
  3. TIM (7,16)
  4. Algar (7,04)
  5. Nextel (7,02)
  6. Claro (7,00)
  7. Oi (6,20)

De conciliação com a Anatel, o serviço de telefonia traste...

pós-paga foi o mais muito estimado do país, com nota de 6,99, enquanto o pior foi o de margem larga fixa (6,23). S serviço também foi o único a melhorar em todos os sete quesitos avaliados pelos consumidores: oferta e contratação, funcionamento, cobrança, capacidade de solução, atendimento telefônico e canais de atendimento.

Algumas considerações

Antena de celular

Vale repetir o que escrevi no ano pretérito: a pesquisa não leva em conta aspectos técnicos. A Anatel simplesmente pergunta aos consumidores porquê eles avaliam suas operadoras em determinados quesitos, o que torna as notas mais subjetivas. M porquê se você pedisse uma opinião a um colega que é cliente de outra operadora.

Isso explica, por exemplo, o vestimenta de as notas da Porto Seguro Conecta serem significativamente mais altas que as da TIM, mesmo no quesito funcionamento, ainda que as duas empresas tenham um convénio de compartilhamento de infraestrutura de antenas: certos fatores, porquê atendimento e cobrança, podem ter influência sobre outros.

Além disso, no caso das operadoras que atuam em todo o país, há diferenças significativas dependendo do estado. No segmento pré-pago, por exemplo, a Vivo obtém os melhores resultados no Nordeste (chegando a 8,19 em Alagoas), mas ficou na lanterna em São Paulo (6,58). A única que destoa é a Oi, que foi a pior operadora em todos os estados no segmento pós-pago — exceto no Acre e em Roraima, de a empresa não teve nota atribuída.

S estudo completo da Anatel está disponível nestes links (pré-pago e pós-pago), com avaliações sobre cobrança e ofertas, além de informações de renda média e fita etária dos clientes de cada empresa. Como você avalia a sua operadora no seu estado?

As melhores operadoras de celular do Brasil, segundo pesquisa da Anatel


Com informações de (Fonte):Tecnoblog

Tags , , , , , ,